Aliada ou Concorrente?

 A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes) iniciou um projeto que promete aos seus associados um novo suporte mercadológico. Com uma plataforma digital, e o anúncio de transmissões dos jogos que não forem absorvidos pela NSCTV pela TV aberta, a fcplay.tv começou em Figueirense x Concórdia, com um satisfatório grau de qualidade técnica.

Contratando uma produtora (Primer TV) profissional e experiente na geração do futebol para a Rede Globo, a fcplay.tv quer ocupar um sistema de comercialização consolidado em outros países, mas ainda incipiente no Brasil, por uma série de razões.

A começar pelo sistema nacional que não oferece segurança da qualidade do sinal de internet, o que dificulta sensivelmente a recepção, causando séries prejuízos para um investimento mais arrojado.

Junte-se a isso, a regionalização do futebol catarinense que fatia os interesses de cada jogo e pode tornar inviável financeiramente boa parte das partidas as serem transmitidas.

A não ser que a engenharia marqueteira a ser aplicada por Cláudio Gomes, idealizador e executor do projeto para a Associação de Clubes e Federação Catarinense de Futebol, consiga superar parâmetros que sempre pautaram o famoso custo-benefício de operações dessa natureza.

Transmitir quatro jogos por rodada, como anuncia o projeto, com a qualidade técnica e de recursos humanos que o empreendimento requer, é desafiador para o futebol catarinense onde os clubes vivem – e alguns apenas sobrevivem – com parcos recursos financeiros.

Pensar que as transmissões ganharão “status” de estadualização suficiente para atrair investidores, e  oferecer retorno aos clubes é um desafio a ser vencido. E “sustentar” uma equipe com cerca de 10 profissionais e mais a parte técnica, também requer altos investimentos financeiros.

O que exigirá, certamente, que a Associação de Clubes e a Federação Catarinense de Futebol injetem dinheiro e não transformem o audacioso projeto numa nova taxa de emolumentos a ser debitada na conta de cada clube. Aliás, como aconteceu recentemente, onde alguns clubes bancaram um falido projeto de rádio, também via internet.

A dúvida que fica é se a fcplay.tv será uma concorrente ou uma aliada para as emissoras de rádio, pródigas em usar as imagens da televisão para a famosa transmissão “off-tube” onde seus narradores e comentaristas trocam as viagens e as dificuldades que encontram nos estádios pela tranquilidade dos seus estúdios. Mesmo que ao venderem suas cotas tenham prometido aos anunciantes “transmissão ao vivo”.

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